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A TV por assinatura não está simplesmente “no ar”

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Muitos consumidores de TV por assinatura no país têm a ideia errônea de que os sinais dos canais estão simplesmente “no ar” e basta qualquer equipamento para receber esses sinais e assistir a programação. Essa visão incorreta leva os usuários a comprar equipamentos não autorizados pelas empresas legítimas de distribuição, ou homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

Na verdade, a distribuição dos canais de TV por assinatura requer uma imensa rede, com uma infraestrutura bastante dispendiosa e que exige o trabalho de milhares de pessoas.

No Brasil, o primeiro sistema de TV a cabo surgiu em 1976, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Originalmente era um sistema para transmitir os canais existentes de TV aberta, com melhor qualidade de som e imagem do que nas transmissões pelo ar. Posteriormente, o sistema passou a ser usado para transmitir canais específicos, aos quais somente os assinantes têm acesso. Era o início da TV por assinatura.

A TV a cabo funciona com uma grande estrutura: a empresa autorizada possui uma central de controle eletrônico com várias antenas que captam os sinais de satélites e de antenas repetidoras das emissoras de TV.  A partir dessa central, os sinais são processados e enviados para as residências por meio de cabos coaxiais e fibras ópticas.

Os cabos coaxiais são feitos de fios metálicos condutores, e são usados nas ramificações, onde as distâncias são menores. Já o cabo de fibra óptica pode conduzir sinais luminosos por caminhos que não são retos, sem perda de qualidade do sinal. A fibra óptica é usada nos troncos principais e em longas distâncias.

Já a TV via satélite tem algumas diferenças fundamentais. As empresas legítimas também possuem centrais de controle locais, mas a distribuição dos sinais dos canais é feita por meio de uma rede de satélites em órbita geoestacionária. Para receber os sinais de TV por assinatura, o usuário precisa de uma pequena antena parabólica e um equipamento decodificador. Uma vantagem do sistema via satélite é que ele atinge regiões remotas, onde não há cabeamento ou fibras ópticas.

Segundo dados da Anatel e do site especializado Teleco, existem cerca de 16,5 milhões de assinantes legítimos de serviços de TV por assinatura no Brasil. As empresas de TV ou satélite são classificadas como Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Existem centenas de empresas legalizadas de TV por assinatura no Brasil, e o consumidor deve verificar se a empresa é legítima na hora de contratar um serviço.  As empresas de TV por assinatura são regulamentadas pela Anatel, e cumprem uma série de normas para poder prestar esses serviços.

É claro que essa grande infraestrutura pode sofrer ataques de criminosos, que furtam sinais usando vários métodos. Esses piratas ganham dinheiro vendendo acesso a um conteúdo que não lhes pertence, prejudicando empresas legítimas. Os consumidores devem ficar muito atentos com ofertas de pacotes com muitos canais por preços baixíssimos e desconfiar de anúncios de aparelhos que oferecem acesso a centenas de canais sem pagamento de assinaturas.

O blog “Sou Legal” foi criado para informar e discutir os riscos e impactos do acesso ilegal aos canais de TV por assinatura.

Eventos

Desigualdade digital e sustentabilidade ambiental são temas expressivos levados pela WBBA ao Futurecom

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World Broadband Association (WBBA) terá um encontro especial para discutir redução da desigualdade digital, sustentabilidade ambiental, tecnologias de rede e integração da IA na infraestrutura de banda larga em 1º de outubro

São Paulo, setembro de 2025 – A 30ª edição do Futurecom terá uma manhã especial com o evento “Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionados por IA e nuvem”, promovido pela World Broadband Association (WBBA), com a manhã do dia 1º de outubro destinada a uma série de painéis sobre banda larga mais inteligente para a região para impulsionar o avanço da transformação digital, o desbloqueio do acesso, regulação, inclusão e apostas em tecnologias emergentes.

De acordo com Fernando D’Ascola, head do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “sendo o Futurecom a maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina, entendemos a importância da parceria com a WBBA porque ajuda a reduzir a desigualdade digital, apoia a expansão da conectividade, promove boas práticas globais, atrai investimentos em infraestrutura e acelera a transformação”.

Pela primeira vez a WBBA traz seu Congresso de Desenvolvimento de Banda Larga na América Latina para São Paulo e convidou um time de peso para o encontro. O objetivo é levantar pautas como Inteligência Artificial na revolução da infraestrutura, impulso na prestação de serviços e desbloqueio do crescimento inclusivo em toda a América Latina.

Confira a programação:

1° de outubro de 2025, 9h30 às 12h00

Palcos Future Cyber e Future Gov

Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionado por IA e nuvem

9:30 – Abertura com Evan Kirchheimer, diretor de pesquisa da Omdia

9:35 – Boas-vindas com Li Zhengmao, presidente da WBBA

9:45 – Boas-vindas com Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações do Brasil

9:55 – Palestra principal “Estratégias para o crescimento sustentável em um mercado de banda larga saturado: uma perspectiva China-Latam”, com Ke Ruiwen, diretor executivo, presidente e CEO da China Telecom

Foco: Como operadoras de mercados maduros, como a China, têm conduzido a transformação digital e a criação de valor — lições para as operadoras da América Latina.

10:25 – Painéis de discussão com moderação de Ari Lopes, líder de prática da Omdia, e participação de Wen Ku, presidente do conselho da operadora CCSA; Átila Branco, CTIO da FiBrasil; Peter Hu, vice-presidente, gerente geral de Marketing de redes fixas da ZTE; Lourenço Lanfranchi, diretor sênior de vendas para América Latina da Ookla; e Vittorio Perona, sócio-diretor, responsável pela área de energia e cobertura de telecomunicação do BTG Pactual.

Foco:

• O que é mais importante para os usuários: maior velocidade ou mais confiabilidade do serviço?

• Como a regulação pode evoluir para incentivar qualidade e inovação, ao mesmo tempo em que reduz a divisão digital?

• Quais parcerias intersetoriais são necessárias para expandir os serviços digitais e a inclusão?”

11:05 – ” Rede de Fibra Guiada por IA: Desbloqueando um Crescimento Mais Inteligente para a América Latina”, com Reinaldo Jeronymo, diretor geral da YOFC South Latam.

11:20 – “IA no Centro: Transformando as Operações de Rede e a Qualidade do Serviço na América Latina”, com Adalberto Lins, engenheiro sênior de Sistemas da CISCO.

Foco: As inovações mais recentes em otimização de redes com IA, manutenção preditiva e ferramentas de planejamento que possibilitam eficiência e escala nas implantações de banda larga na América Latina.

11:50 – Encerramento com Martin Creaner, diretor geral com WBBA.

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Eventos

Futurecom 2025 discute a comunicação e a conexão daqui a 30 anos e os 100 anos da computação quântica

A conectividade e a velocidade da informação, somadas ao volume de dados trafegados hoje, são incontestáveis transformadoras comportamentais. Mas, como será daqui a 30 anos? Essa é uma das questões mais provocantes da 30ª edição do Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina.

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Futurecom

Os keynotes speakers Paulo Sergio Rufino Henrique e Jean-Pierre Bienaimé trazem previsões sobre a influência das novas tecnologias no comportamento da população e na rotina dos negócios

São Paulo, julho de 2025 – A conectividade e a velocidade da informação, somadas ao volume de dados trafegados hoje, são incontestáveis transformadoras comportamentais. Mas, como será daqui a 30 anos? Essa é uma das questões mais provocantes da 30ª edição do Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina.

Entre todos os especialistas que ocuparão os palcos do Future Congress, destacam-se os keynotes speakers Paulo Sergio Rufino Henrique e Jean-Pierre Bienaimé, responsáveis pelas previsões em seus painéis. O brasileiro Paulo Sergio Rufino Henrique é cientista-membro do CTIF Global Capsule Foundation, na França, e chairman da conferência internacional 6G Briefing. Já Jean-Pierre Bienaimé tem uma trajetória significativa no setor de telecomunicações e acumula experiência como ex-secretário geral da Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA) na Comissão Europeia, ex-presidente do IREST (Instituto de Pesquisa Econômica e Social em Telecomunicações), ex-vice-presidente da Orange e ex-presidente do Forum Universal Mobile Telecommunications System (UMTS).

Os dois especialistas participarão do painel “Conectividade em 2055: a comunicação e conexão em 30 anos”, ao lado de Paulo Fernando Silvestre, consultor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. O painel será mediado por Wilson Cardoso, consultor em tecnologia e membro do Senai, na Plenária 1, em 2 de outubro, às 11h15.

Pela sua relevância no cenário internacional, Paulo Sergio Rufino Henrique será ainda o palestrante do tema “Futurecom Quantum Technologies: Celebrating 100 Years of Quantum Mechanics”, na Plenária 2, no mesmo dia 2 de outubro, às 10h. O cientista consolidou sua carreira em telecomunicações avançadas e lidera pesquisas em Tecnologias Quânticas e Redes 6G diretamente de Paris, além de ser doutorando em 6G e ter passagens por gigantes como Britsh Telecom, Vodafone e Spideo.

 

O que vem pela frente

Embora pareça tema de ficção científica, em 2055 quem não estiver conectado corre o risco de ser excluído não só digitalmente, mas da sociedade. Essa é uma predição com base me tecnologias como computação quântica em nuvem, redes neurais simbióticas, holografia tátil, biochips de comunicação e conectividade sensorial. Ou seja, uma fusão de sensações entre o físico, o digital e o biológico. A sobrecarga mental, no entanto, será um dos cuidados a se observar, assim como a governança ética global, a inclusão digital massiva e o cuidado rigoroso com privacidade e autonomia. Vale conferir.

🔗 Informações e inscrições

Anote na agenda:

30ª edição Futurecom

30 setembro a 2 de outubro – São Paulo Expo

Mais informações e novidades: site e canal digital Futurecom

 

Sobre o Futurecom

O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como líder na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas. Com uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nos setores da indústria, logística, mineração, agronegócio, saúde e energia, o Futurecom proporciona acesso contínuo a tecnologias de ponta, tendências de mercado e insights estratégicos.

 

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

 

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