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Pirataria

Saiba como a pandemia tem agravado o problema da pirataria no mundo

Isolamento social por conta da pandemia tem feito as pessoas trocarem o cinema pelo conteúdo ilegal.

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Já é muito sabido que a pandemia de COVID-19 que perdura desde o início de 2020 tem modificado de maneira significativa o modo como as pessoas vivem. Mas você sabia que os hábitos de consumo audiovisual ilegal também mudaram, e pior, se intensificaram? É este o tema do relatório “Has the displaced cinema audience become the new piracy audience?” (Teria o público de cinema se tornado o novo público da pirataria?) elaborado no ano passado pela empresa MUSO, que estuda o fenômeno da pirataria a nível mundial.

Segundo o estudo, o fechamento de cinemas como parte de medidas de isolamento social estabelecidas em vários países do mundo pode ter criado condições propícias para o afloramento da pirataria no segmento. Isso acontece porque a demanda por filmes pela população permanece mesmo com o fechamento destes serviços, e o conteúdo ilegal disponível facilmente pela internet se apresenta como uma alternativa ilusoriamente atraente para os fãs do audiovisual.

Além do efetivo aumento no número de visitas a sites provedores de filmes piratas no começo da pandemia, por exemplo, a MUSO também constatou que as obras que tiveram exibição nos cinemas interrompidas por causa da pandemia foram as que mais sofreram com pirataria nas semanas seguintes ao seu lançamento. Isso reforça a ideia de que o público que costumava ir ao cinema agora está migrando para o conteúdo pirata.

Ainda relacionado ao assunto, outro relatório (agora da Verizon, empresa estadunidense de telecomunicações), divulgado no semana passada, revelou como os  próprios serviços de streaming – mesmo os legais – ainda são muito vulneráveis a ataques de hackers. Estes números, inclusive, tiveram um aumento significativo depois do início da pandemia e do consequente aumento da procura por alternativas ao cinema por parte da população. 

Mesmo que a primeira vista esta não pareça uma preocupação relacionada à pirataria, os constantes ataques a sites que providenciam filmes por streaming acabam vazando o conteúdo audiovisual, o que facilita e incentiva a reprodução ilegal. Além disso, os dados pessoais dos assinantes destes serviços também ficam vulneráveis aos piratas a partir destes ataques, que podem não só roubá-los como também revendê-los para outros indivíduos mal intencionados.

Antipirataria

Bloqueio administrativo na Espanha

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LaLiga e Movistar Plus+ vencem ação conjunta com bloqueio de IPTV até temporada 2025 de futebol espanhol

Ação conjunta movida na Espanha entre a LaLiga e Moviestar Plus+ vem ao encontro do que foi discutido no último Forum Pay TV 2022 e ponderado como o próximo passo no combate à pirataria no Brasil: o bloqueio administrativo, que não depende de autorização judicial.

De acordo com matéria do site TorrentFreak a liga de futebol LaLiga e a plataforma de TV por assinatura Movistar Plus+ venceram uma ação conjunta na Espanha que lhes permite bloquear serviços de IPTV até a temporada 2024/2025 de futebol.

Já em um segundo processo ganho pela Movistar Plus+, a plataforma pode informar semanalmente os ISPs locais de sites facilitadores de pirataria e os bloqueios serão realizados em até três horas.

Bloqueios aprimorados

A Movistar Plus+ e LaLiga tiveram uma vitória conjunta após ação no Tribunal Comercial nº 9 de Barcelona (Espanha), que verificou que os poderes de bloqueio de ISP aprimorados são necessários para proteger os direitos das empresas.

O Tribunal concordou que o bloqueio de ISP precisa ser mais ágil, o que não é possível se os pedidos necessitarem de ações judiciais para terem permissão, e proferiu uma decisão consentindo que LaLiga e Movistar Plus+ tenham essa facilidade. Uma vez que novos URLs, domínios e endereços de IP de serviços piratas sejam identificados como infratores dos direitos das empresas, o bloqueio ocorrerá semanalmente, sem necessidade de identificação prévia do Tribunal.

Processo da Movistar Plus+

Além do acordo com a LaLiga, a Movistar Plus+ detém direitos sobre as competições da UEFA e tem parceria com DAZN, Netflix, Disney+ e Prime Vídeo, entre outros.

Uma decisão proferida em julho pelo Tribunal Mercantil No 6 permite que a plataforma forneça instruções de bloqueio de IPTV pirata atualizadas continuamente para provedores de serviços de internet locais. O bloqueio deve ser feito, no prazo máximo, de três horas a partir da notificação da nova lista, que não precisa ser aprovada pelo tribunal e abrange todo o conteúdo da Movistar Plus+.

Sobre LaLiga e Moviestar Plus+

A LaLiga é a primeira divisão da liga espanhola de futebol profissional de clubes. Durante a temporada 2020/21, seus times atingiram receitas de quase 3,2 bilhões de euros, inclusive com ajuda da divisão antipirataria da empresa.

De propriedade da Telefónica, a Movistar Plus+ é a maior plataforma de assinatura de TV na Espanha e por meio do streamer esportivo DAZN, tem um acordo de transmissão de partidas da LaLiga até 2027.

LaLiga e Movistar já fizeram ações separadas para reduzir a pirataria do site de streaming de esportes Roja Directa e uniram-se à polícia para derrubar fornecedores de IPTV piratas, visando melhorar o bloqueio de ISP.

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Antipirataria

ABTA: combate à pirataria repercute no exterior

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Presidente da ABTA, Oscar Simões em entrevista para o site Leaders League

As ações de combate à pirataria no Brasil, com grandes operações de sucesso, têm sido repercutidas internacionalmente. O site Leaders League publicou entrevista com o presidente executivo da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Oscar Simões, que respondeu sobre o combate e os desafios em relação aos avanços tecnológicos da pirataria e a sua prática ilegal.

Simões contou sobre a ação realizada em conjunto às polícias de vários Estados do Brasil e que a ABTA, para apoiar essa força-tarefa antipirataria, conta com quatro pilares: medidas técnicas, institucionais, judiciais e de comunicação, que tem dado resultados significativos.

Além disso, o presidente mostrou a importância das campanhas publicitárias que visam conscientizar a população sobre o tema, realizadas pela entidade em canais de TV aberta e paga, falou sobre os principais obstáculos no combate à pirataria no Brasil e deu um panorama do futuro da ABTA.

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