Siga-nos nas Redes Sociais

Segurança

Vídeo: Eduardo Carneiro, da Ancine, fala sobre pirataria

Publicado

em

Eduardo Carneiro

Eduardo Carneiro da Ancine falou durante o Pay-TV Fórum 2019. O superintendente de fiscalização explicou como a prática da pirataria vem sendo combatida a partir de um viés de segurança pública em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Operações Integradas.

Segurança

Site pirata pode ser isca para roubo de dados, alerta polícia britânica

Site utilizado por estudantes universitários no Reino Unido promete divulgar trabalhos científicos gratuitamente, mas polícia alerta para riscos à segurança dos usuários.

Publicado

em

Por

site

Um site baseado na Rússia tem chamado bastante atenção de estudantes britânicos a partir da divulgação ilegal de milhares de trabalhos científicos de forma gratuita. A popularidade do serviço chegou a tais proporções que a polícia local resolveu fazer um apelo para que os usuários deixem de utilizar o site em meio a riscos sérios à própria segurança, além de questões relacionadas à propriedade intelectual.

O principal temor da polícia britânica é de que o site faça mau uso das informações pessoais que coleta de cada usuário que se registra para ter acesso aos trabalhos científicos divulgados. A organização também acredita que o site possa fazer ataques diretos aos computadores e redes conectados a ele, de modo que não só os estudantes mas toda a Universidade venha a sofrer no caso de acesso feito a partir da internet providenciada pela instituição aos alunos. A recomendação é de que o site seja bloqueado em casos como estes.

O roubo de propriedade intelectual também é um problema que preocupa a polícia britânica. Além dos prejuízos financeiros para aqueles que detêm os direitos sobre os trabalhos científicos, a Unidade de Crimes Contra a Propriedade Intelectual da polícia cidade de Londres reitera como a própria obtenção destes trabalhos pelo site é feita de modo ilegal, com ataques hacker, por exemplo.

Para saber mais, leia a matéria original da BBC.

Continuar Lendo

Segurança

Equipamentos piratas: Anatel explica os riscos

Especialista da Anatel fala sobre os riscos que o uso de equipamentos não certificados pela Agência traz para os usuários.

Publicado

em

Por

O Sou Legal entrevistou um especialista da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sobre os riscos que o uso de equipamentos piratas ou não certificados pela Agência traz para os usuários.

Davison Gonzaga da Silva, gerente de certificação da Anatel, citou e explicou os principais riscos dessa prática, entre eles, o risco elétrico, quando o equipamento não consegue suportar qualquer imperfeição que venha da rede de energia elétrica, como picos de energia, por exemplo. Outro risco citado é o de interferência: a capacidade do aparelho de não interferir em outros equipamentos. Equipamentos não certificados podem interferir na TV, celulares e até no modem de internet.

Os equipamentos piratas também trazem o risco de segurança cibernética. Os aparelhos não certificados podem conter softwares maliciosos que deixam uma porta aberta para o roubo de senhas bancárias e outras informações pessoais e também possibilitam que criminosos utilizem a internet do usuário para fins ilícitos.

Veja mais detalhes no vídeo e proteja-se evitando o uso de equipamentos não certificados pela Anatel. Saiba mais sobre os riscos de caixas piratas, as TV Boxes aqui.

Continuar Lendo

Trending