Streaming
Netflix procura gestor antipirataria
A Netflix está formando uma equipe interna antipirataria, com o objetivo de apoiar o negócio à medida que ele cresce, informa o site TorrentFreak. Essa é uma novidade que mostra uma mudança no posicionamento da empresa. Anos atrás, quando a Netflix começou a oferecer conteúdo de vídeo online, a empresa não considerava a pirataria um problema importante. Agora, como uma das maiores produtoras de conteúdo, esse panorama mudou drasticamente.
No anúncio publicado em seu site, a empresa explica que tem um número cada vez maior de Originais e outros títulos importantes lançados a cada mês que precisam ser protegidos contra pirataria. Segundo o texto, “a equipe de Proteção de Conteúdo, que faz parte do guarda-chuva de Políticas Públicas da Netflix, lidera esses esforços antipirataria globalmente. ”
A pessoa que assumir a função recém-criada de “Gerente de Cobertura de Títulos e Insights” terá que liderar várias iniciativas internas de proteção de conteúdo. Os candidatos devem ter profunda experiência com programas de remoção, análise de dados de pirataria e liderança de equipe. Para esta posição, a Netflix busca candidatos em Los Angeles, Amsterdã e Londres. Além das cidades mencionadas, a equipe antipirataria também atua em Cingapura.
Prioridades
O anúncio mostra um pouco das prioridades antipirataria da gigante do streaming, como por exemplo, o fato de uma das responsabilidades do gerente em potencial incluir a parceria com plataformas online como YouTube e Facebook, para garantir que o conteúdo da Netflix seja devidamente protegido.
Além disso, o gestor deve avaliar novas soluções tecnológicas para combater a pirataria online, ao mesmo tempo em que constrói relacionamentos com outros membros da MPA (Motion Picture Association), que reúnem outros detentores de direitos para coordenar esforços de fiscalização e na qual a Netflix ingressou em 2019. Assim como a Alliance For Creativity and Entertainment (ACE), da qual a Netflix é um dos membros fundadores.
A estratégia antipirataria está em grande parte focada em dados. Isso requer a análise de insights e análises de pirataria, além de oferecer suporte à coleta de dados em sites de streaming pirata, cyberlockers e outras plataformas piratas.
Além de sites e serviços piratas, a Netflix também precisará proteger seu conteúdo de vazamentos. Nos últimos meses, vários títulos importantes vazaram para o mercado, incluindo a estreia da segunda temporada de “The Witcher” e “The Power of the Dog”.
Antipirataria
ABTA reforça núcleo de combate à pirataria com a entrada da Watch e da Randy Labs
A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) anunciou a integração da Watch e da Randy Labs ao seu Núcleo de Combate à Pirataria. A iniciativa visa fortalecer a identificação e denúncia de provedores e plataformas envolvidos na distribuição ilegal de conteúdo audiovisual no país, um mercado que, segundo estudos da própria associação, provoca perdas anuais superiores a R$ 15 bilhões.
Fonte: Tela Viva / Imagem: Canva
A Watch, um aplicativo de streaming para provedores de internet, contribuirá com sua experiência em inteligência digital e análise de dados para rastrear atividades ilícitas. “O avanço da pirataria representa uma ameaça real à sustentabilidade do ecossistema audiovisual, comprometendo investimentos, empregos e a segurança digital dos consumidores”, afirmou Maurício Almeida, fundador da Watch e líder do Conselho Antipirataria da Abotts. Ele complementa que “essa parceria com a ABTA reforça a importância da cooperação entre o setor privado e as entidades reguladoras para desmantelar redes ilegais de distribuição de conteúdo e fortalecer a confiança no mercado”.
A outra nova integrante é a empresa portuguesa Randy Labs, especializada em inteligência artificial aplicada à proteção de direitos digitais. A companhia desenvolveu a plataforma DRE – Digital Rights Enforcement, que detecta, valida e aciona medidas automáticas contra a pirataria em tempo real e é utilizada em mais de 20 países. “Hoje, conteúdos audiovisuais são copiados e retransmitidos online em questão de minutos. O desafio não é apenas detectar, mas reagir com precisão e velocidade. É isso que a nossa tecnologia faz”, explicou Carlos Martins, CEO da Randy Labs.
O problema da pirataria atinge uma parcela significativa da população conectada no Brasil, onde quatro em cada dez internautas consomem vídeos piratas. Para o presidente da ABTA, Oscar Simões, a união de forças é um passo fundamental. “Combater a pirataria é proteger o consumidor, o investimento e a inovação. Essa união entre ABTA, Watch e Randy Labs demonstra maturidade e comprometimento de todos os stakeholders do setor em enfrentar o problema de forma estruturada, com base em evidências e colaboração institucional”, destacou.
O Núcleo de Combate à Pirataria da ABTA atua em parceria com órgãos públicos como a Ancine, a Anatel, o Ministério da Justiça, o Ministério Público, o Procon e a Receita Federal.
A ABTA representa as principais empresas do setor de TV por assinatura no Brasil, com a missão de defender os interesses da indústria e liderar iniciativas contra a pirataria audiovisual. Lançada em 2018, a Watch funciona como um hub de conteúdo para provedores de internet, oferecendo acesso a produções de estúdios como Globo, MAX e ESPN para milhares de ISPs no país. A Randy Labs, por sua vez, é uma empresa portuguesa que fornece soluções de inteligência artificial para proteção de conteúdos digitais, atendendo emissoras, ligas esportivas e reguladores globalmente.
Eventos
Desigualdade digital e sustentabilidade ambiental são temas expressivos levados pela WBBA ao Futurecom
World Broadband Association (WBBA) terá um encontro especial para discutir redução da desigualdade digital, sustentabilidade ambiental, tecnologias de rede e integração da IA na infraestrutura de banda larga em 1º de outubro
São Paulo, setembro de 2025 – A 30ª edição do Futurecom terá uma manhã especial com o evento “Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionados por IA e nuvem”, promovido pela World Broadband Association (WBBA), com a manhã do dia 1º de outubro destinada a uma série de painéis sobre banda larga mais inteligente para a região para impulsionar o avanço da transformação digital, o desbloqueio do acesso, regulação, inclusão e apostas em tecnologias emergentes.
De acordo com Fernando D’Ascola, head do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “sendo o Futurecom a maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina, entendemos a importância da parceria com a WBBA porque ajuda a reduzir a desigualdade digital, apoia a expansão da conectividade, promove boas práticas globais, atrai investimentos em infraestrutura e acelera a transformação”.
Pela primeira vez a WBBA traz seu Congresso de Desenvolvimento de Banda Larga na América Latina para São Paulo e convidou um time de peso para o encontro. O objetivo é levantar pautas como Inteligência Artificial na revolução da infraestrutura, impulso na prestação de serviços e desbloqueio do crescimento inclusivo em toda a América Latina.
Confira a programação:
1° de outubro de 2025, 9h30 às 12h00
Palcos Future Cyber e Future Gov
“Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionado por IA e nuvem”
9:30 – Abertura com Evan Kirchheimer, diretor de pesquisa da Omdia
9:35 – Boas-vindas com Li Zhengmao, presidente da WBBA
9:45 – Boas-vindas com Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações do Brasil
9:55 – Palestra principal “Estratégias para o crescimento sustentável em um mercado de banda larga saturado: uma perspectiva China-Latam”, com Ke Ruiwen, diretor executivo, presidente e CEO da China Telecom
Foco: Como operadoras de mercados maduros, como a China, têm conduzido a transformação digital e a criação de valor — lições para as operadoras da América Latina.
10:25 – Painéis de discussão com moderação de Ari Lopes, líder de prática da Omdia, e participação de Wen Ku, presidente do conselho da operadora CCSA; Átila Branco, CTIO da FiBrasil; Peter Hu, vice-presidente, gerente geral de Marketing de redes fixas da ZTE; Lourenço Lanfranchi, diretor sênior de vendas para América Latina da Ookla; e Vittorio Perona, sócio-diretor, responsável pela área de energia e cobertura de telecomunicação do BTG Pactual.
Foco:
• O que é mais importante para os usuários: maior velocidade ou mais confiabilidade do serviço?
• Como a regulação pode evoluir para incentivar qualidade e inovação, ao mesmo tempo em que reduz a divisão digital?
• Quais parcerias intersetoriais são necessárias para expandir os serviços digitais e a inclusão?”
11:05 – ” Rede de Fibra Guiada por IA: Desbloqueando um Crescimento Mais Inteligente para a América Latina”, com Reinaldo Jeronymo, diretor geral da YOFC South Latam.
11:20 – “IA no Centro: Transformando as Operações de Rede e a Qualidade do Serviço na América Latina”, com Adalberto Lins, engenheiro sênior de Sistemas da CISCO.
Foco: As inovações mais recentes em otimização de redes com IA, manutenção preditiva e ferramentas de planejamento que possibilitam eficiência e escala nas implantações de banda larga na América Latina.
11:50 – Encerramento com Martin Creaner, diretor geral com WBBA.