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Pirataria

Cloudflare é condenada a bloquear IPTV pirata na Itália

O provedor de CDN, Cloudflare, foi condenado pela justiça italiana a bloquear o acesso a sites de clientes que forneciam serviços ilegais de IPTV. Veja os detalhes.

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O provedor de Content Delivery Network (CDN), Cloudflare foi condenado, pela justiça italiana, a bloquear o acesso a sites de clientes que forneciam serviços ilegais de IPTV.

A empresa mantém uma rede que armazena conteúdo de diversos sites em servidores espalhado pelo mundo, de forma a otimizar o desempenho para os usuários finais. Se posiciona como um intermediário neutro que repassa o tráfego enquanto garante a segurança dos clientes.

Dois casos importantes resultaram nessa condenação. No primeiro, a liga de futebol Serie A e Sky Italy solicitaram que a Cloudflare bloqueie o serviço de IPTV não autorizado “IPTV THE BEST” e em um caso semelhante, os detentores de direitos queriam o bloqueio de “ENERGY IPTV”.

A Cloudflare perdeu os dois casos e foi condenada a bloquear os serviços. Em sua defesa, a Cloudflare argumentou que não fornece serviços de hospedagem, mas apenas repassa bits e bytes. Além disso, destacou que o serviço de IPTV ainda poderia permanecer ativo mesmo que sua conta fosse encerrada.

O tribunal não se convenceu e concluiu que a Cloudflare contribui para as infrações de seu cliente ao otimizar e facilitar a disponibilidade do site. Considerou também irrelevante o fato de que o serviço de IPTV poderia continuar sem usar Cloudflare.

Além disso, o tribunal confirmou que os detentores de direitos autorais têm direito a medidas de bloqueio de proteção, mesmo que a atividade do próprio intermediário online não seja uma violação direta.

O tribunal de Milão chegou à mesma conclusão no recurso da Cloudflare contra a liminar “ENERGY IPTV”, que foi decidido ontem. Em ambos os casos, o tribunal também confirmou que as liminares são “dinâmicas”, o que significa que se os serviços de IPTV mudam para novos domínios ou endereços IP, estes também têm de ser bloqueados. Veja a matéria do site TorrentFreak sobre o assunto.

O blog “Sou Legal” foi criado para informar e discutir os riscos e impactos do acesso ilegal aos canais de TV por assinatura.

Pirataria

Brasil é o terceiro maior consumidor de pirataria audiovisual

Segundo a coordenação de combate à pirataria da Ancine, Brasil só consome menos conteúdo audiovisual ilegal que EUA e Rússia.

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O tamanho do mercado nacional e as facilidades proporcionadas pela tecnologia digital fazem com que o Brasil seja hoje um dos maiores consumidores de conteúdo audiovisual ilegal no mundo. Eduardo Carneiro, coordenador de combate à pirataria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) afirma que os brasileiros só perdem para os americanos e os russos no consumo de pirataria deste tipo.

Os cálculos mais recentes da Agência indicam que o engajamento em atividades piratas pela população brasileira acarreta em um prejuízo anual de quase R$ 14 bilhões quando se considera os mercados de TV paga, filmes e séries. Isso corresponde a cerca de R$ 2 bilhões que deixam de ser arrecadados pelo governo através de impostos e que poderiam ser investidos na melhoria de serviços públicos.

Para Marcelo Bechara, diretor de relações institucionais e regulação de mídia do Grupo Globo, o desenvolvimento da tecnologia propiciou um avanço da atividade pirata, que conseguiu se tornar mais sofisticada e invisível por causa da internet. “Não existe mais o limite da mídia física. Agora, isso depende da capacidade de armazenamento [na nuvem computacional], o que dá uma sensação de infinitude”, comenta.

Os piratas acompanham as tendências tecnológicas e de hábitos de consumo da população para oferecer um serviço ilegal mais atrativo, mas não têm real interesse nas necessidades de seus consumidores. Já é sabido, por exemplo, que quem utiliza serviços piratas pode ficar a mercê destes criminosos, correndo riscos reais de ter os dados pessoais roubados ou ver o próprio computador ficar sob o controle de pessoas mal-intencionadas.

Além disso, a distribuição e consumo ilegal de conteúdos audiovisuais ainda são vistos como um crime de pouca relevância, o que também contribui com os números alarmantes produzidos pelo Brasil atualmente no que se refere ao assunto. Para combater a pirataria e diminuir estes prejuízos, empresas, associações, agências reguladoras e órgãos do governo têm se ajudado com informações e medidas concretas. A Operação 404, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por exemplo, é considerada a maior operação antipirataria já feita na América Latina, e já foi responsável pelo bloqueio de centenas de sites e aplicativos irregulares.

Para ler a matéria original completa, acesse o site do Valor.

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Pirataria

Campanha mostra incoerência nas atitudes de piratas

Vídeo anti-pirataria mostra questionamentos de crianças que não entendem adultos que ensinam o correto mas consomem conteúdo ilegal.

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A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) iniciou uma campanha anti-pirataria em formato de vídeo para conscientizar a população sobre a imoralidade desta prática ilegal (veja o site da campanha aqui). A iniciativa foi idealizada pela Globo e a intenção é que outros sete vídeos de 30 segundos cada sejam divulgados e exibidos em intervalos da programação de canais abertos e fechados durante os próximos meses.

A primeira produção mostra crianças questionando como aprendem dos adultos desde cedo que não se deve jogar lixo no chão ou comprar tênis falsificado, apenas para depois vê-los baixando filmes e séries ilegalmente pela internet. A ideia não é apenas mostrar a incoerência de se cobrar bons comportamentos de outros ao mesmo tempo em que banaliza a pirataria, mas alertar para o mau exemplo dado às crianças, que podem ficar confusas quanto ao que é certo e o que é errado.

“Nossa campanha traz um alerta das crianças para esta falta de integridade, entre discurso e prática de muitos adultos”, resume Oscar Simões, presidente da ABTA. Segundo ele, ainda que muitos ensinem aos próprios filhos nossos valores como sociedade, há casos em que a prática não condiz com o discurso, e as crianças percebem: “[Elas] entendem que um desenho animado, um filme ou um jogo é o resultado do trabalho de muitas pessoas e que isso precisa ser respeitado”, afirma.

A campanha busca frear o crescimento da pirataria no país, que chega a números alarmantes. Em pesquisas encomendadas pela organização, foi estimado que 33 milhões de brasileiros maiores de 16 anos consomem conteúdo pirata de TV por assinatura, e que a atividade ilegal movimenta R$ 15,5 bilhões por ano. Essa quantia corresponde a cerca de R$ 2 bilhões que deixam de ser arrecadados pelo governo com impostos e retornados à população por meio de investimentos públicos.

Confira abaixo o primeiro vídeo da campanha:

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