Pirataria

Anatel apreendeu mais de 3,3 milhões de produtos piratas em 2021

Apreensões de mercadorias piratas pela Anatel no ano passado fizeram parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP)

Publicado

em

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em seu portal oficial o número e uma lista dos produtos piratas apreendidos pela organização em 2021. Ao todo, foram mais de 3,3 milhões de itens de telecomunicações confiscados devido à falta de homologação junto à Anatel, e cujo valor de mercado foi estimado em mais de R$ 393 milhões.

Dentre as mercadorias apreendidas pela Anatel no ano passado e que constam na lista divulgada pela agência, podem ser destacados decodificadores de TV paga e SmarTV boxes, aparelhos que podem ser usados para a prática ilegal de pirataria audiovisual. No total, 168.432 decodificadores e 805.056 TV Boxes foram retirados de circulação pela Anatel por não cumprirem as normas de regulação da entidade.

Desde 2018, a agência foi responsável pela retenção de 4,2 milhões de produtos considerados ilegais e avaliados em R$ 475,8 milhões, o que significa que o combate aos produtos piratas por meio de ações deste tipo tem se intensificado com o passar dos anos. Uma possível razão para isso é o fortalecimento da relação entre Anatel e Receita Federal, além da capacitação dos agentes da entidade.

Os trabalhos de combate à pirataria conduzidos pela agência fazem parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que tem realizado apreensões de mercadorias piratas em portos, aeroportos e serviços de entrega. Recentemente, a Anatel também passou a disponibilizar outras informações históricas do PACP em um painel de controle no próprio site da organização.

Para ler a notícia original, acesse o site teletime.

Trending

Sair da versão mobile