Pirataria

Saiba como a pandemia tem agravado o problema da pirataria no mundo

Isolamento social por conta da pandemia tem feito as pessoas trocarem o cinema pelo conteúdo ilegal.

Publicado

em

Já é muito sabido que a pandemia de COVID-19 que perdura desde o início de 2020 tem modificado de maneira significativa o modo como as pessoas vivem. Mas você sabia que os hábitos de consumo audiovisual ilegal também mudaram, e pior, se intensificaram? É este o tema do relatório “Has the displaced cinema audience become the new piracy audience?” (Teria o público de cinema se tornado o novo público da pirataria?) elaborado no ano passado pela empresa MUSO, que estuda o fenômeno da pirataria a nível mundial.

Segundo o estudo, o fechamento de cinemas como parte de medidas de isolamento social estabelecidas em vários países do mundo pode ter criado condições propícias para o afloramento da pirataria no segmento. Isso acontece porque a demanda por filmes pela população permanece mesmo com o fechamento destes serviços, e o conteúdo ilegal disponível facilmente pela internet se apresenta como uma alternativa ilusoriamente atraente para os fãs do audiovisual.

Além do efetivo aumento no número de visitas a sites provedores de filmes piratas no começo da pandemia, por exemplo, a MUSO também constatou que as obras que tiveram exibição nos cinemas interrompidas por causa da pandemia foram as que mais sofreram com pirataria nas semanas seguintes ao seu lançamento. Isso reforça a ideia de que o público que costumava ir ao cinema agora está migrando para o conteúdo pirata.

Ainda relacionado ao assunto, outro relatório (agora da Verizon, empresa estadunidense de telecomunicações), divulgado no semana passada, revelou como os  próprios serviços de streaming – mesmo os legais – ainda são muito vulneráveis a ataques de hackers. Estes números, inclusive, tiveram um aumento significativo depois do início da pandemia e do consequente aumento da procura por alternativas ao cinema por parte da população. 

Mesmo que a primeira vista esta não pareça uma preocupação relacionada à pirataria, os constantes ataques a sites que providenciam filmes por streaming acabam vazando o conteúdo audiovisual, o que facilita e incentiva a reprodução ilegal. Além disso, os dados pessoais dos assinantes destes serviços também ficam vulneráveis aos piratas a partir destes ataques, que podem não só roubá-los como também revendê-los para outros indivíduos mal intencionados.

Trending

Sair da versão mobile