Tecnologia

Amazon e eBay: bons resultados no combate às caixas piratas

As plataformas de compra e venda Amazon e eBay vêm mostrando resultados positivos no combate à venda de caixas piratas.

Publicado

em

As plataformas de compra e venda Amazon e eBay vêm mostrando resultados no combate à venda de caixas piratas. O site TorrentFreak testou as plataformas, nos EUA e Reino Unido,  para investigar quão facilmente se pode encontrar os aparelhos ilegais. Já mostramos como a utilização das caixas piratas, conhecidas também como “TV Boxes” ou “Kodi Boxes”, pode trazer riscos para o usuário, mas consumidores desavisados continuam procurando pelos aparelhos, em especial aqueles já configurados para uso ilícito.

Em 2017, a Amazon e a eBay anunciaram mudanças em seus termos de uso, visando reforçar a proibição da venda de artigos desse tipo. O TorrentFreak resolveu testar a eficácia das mudanças desde então, averiguando o sistema de pesquisa de palavras-chave de cada uma, comparando com os resultados de 2017.

Boas notícias: O site eBay, testado em sua versão estadunidense e britânica, não mostrou resultados ilícitos para a pesquisa do termo “Kodi Box”, um grande avanço em relação a 2017, quando as caixas piratas preenchiam completamente as primeiras páginas de resultados.

Outro termo pesquisado foi “fully-loaded”, expressão usada para descrever dispositivos já configurados com aplicativos de stream ilícito ou outros conteúdos pirateados. A pesquisa por caixas “fully-loaded” retorna resultados sem relação com a pirataria, como equipamentos para pesca ou livros e DVDs. Nos casos em que a busca retorna aparelhos decodificadores pré-configurados, são caixas equipadas com Netflix e aplicativos similares, de origem legal e que fogem ao interesse de quem busca mídia pirata.

Para o site da Amazon, os resultados obtidos foram parecidos. Embora ainda seja possível encontrar aparelhos piratas na plataforma, os métodos mais simples foram drasticamente obstruídos, desencorajando a participação de compradores novos ou casuais.

O ponto negativo: Apesar do avanço no combate às caixas piratas, ainda é possível encontrar assinaturas pirateadas de serviços IPTV tanto na Amazoncomo no eBay. Além disso, para aqueles dispostos a pesquisar a fundo, os produtos piratas ainda podem ser encontrados. Está, no entanto, muito mais difícil obter sucesso na busca, uma notícia que será bem recebida por detentores de direitos intelectuais.

Trending

Sair da versão mobile