Pirataria
Disney obtém ordem judicial para bloquear domínios piratas
No final de julho, a Disney Enterprises obteve uma ordem judicial do Supremo Tribunal em Delhi obrigando provedores de acesso à Internet locais, os ISPs (Internet Service Provider), a bloquear 118 domínios piratas. Como informa o site TorrentFreak, os principais alvos são plataformas de streaming que oferecem filmes, desenhos e animes. A ordem judicial é dinâmica, o que quer dizer que domínios adicionais podem ser incluídos posteriormente.
O maior estúdio de Hollywood e outros titulares de direitos consideram o bloqueio de sites uma ferramenta efetiva para combater a desenfreada violação online. Embora também seja considerado por muitos uma estratégia que pode ser facilmente driblada pelos piratas. O bloqueio de domínios piratas é mais efetivo quando ele mira muitos sites. Isso ajuda a assegurar que quando um site é bloqueado, os usuários não migrem simplesmente para outras plataformas.
Por isso, empresas de entretenimento formulam postulações aos Tribunais ao redor do mundo para obter ordens judiciais para que os ISPs incluam mais sites em suas blacklists. Pela decisão da Suprema Corte em Delhi, os ISPs indianos terão que incluir quase 120 novos domínios piratas nos seus sistemas de filtro.
Domínios piratas oferecem filmes e desenhos animados
Entre esses domínios piratas estão sites populares como Nyaa.si que aparece em quinto lugar na classificação dos sites de torrents mais populares do TorrentFreak. Outros sites conhecidos no gênero animação incluídos na lista são Horriblesubs, Kisscartoon/Kimcartoon, Wcostream/watchcartoononline, kissanime, gogoanime, and 9anime. A maioria dessas plataformas possui múltiplos domínios específicos para essa aplicação.
Para garantir que o bloqueio seja realizado, o Departamento de Comunicações e o Ministry of Eletronics and Information Technology foram instruídos a informar ISPs locais que eles devem bloquear os domínios piratas listados. Além disso, as empresas requerentes podem também apresentar um novo requerimento se precisarem bloquear novos domínios, fazendo disso a chamada ordem judicial dinâmica. Sobre pirataria nos EUA, leia também este post.
