Eventos

Desigualdade digital e sustentabilidade ambiental são temas expressivos levados pela WBBA ao Futurecom

Publicado

em

World Broadband Association (WBBA) terá um encontro especial para discutir redução da desigualdade digital, sustentabilidade ambiental, tecnologias de rede e integração da IA na infraestrutura de banda larga em 1º de outubro

São Paulo, setembro de 2025 – A 30ª edição do Futurecom terá uma manhã especial com o evento “Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionados por IA e nuvem”, promovido pela World Broadband Association (WBBA), com a manhã do dia 1º de outubro destinada a uma série de painéis sobre banda larga mais inteligente para a região para impulsionar o avanço da transformação digital, o desbloqueio do acesso, regulação, inclusão e apostas em tecnologias emergentes.

De acordo com Fernando D’Ascola, head do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “sendo o Futurecom a maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina, entendemos a importância da parceria com a WBBA porque ajuda a reduzir a desigualdade digital, apoia a expansão da conectividade, promove boas práticas globais, atrai investimentos em infraestrutura e acelera a transformação”.

Pela primeira vez a WBBA traz seu Congresso de Desenvolvimento de Banda Larga na América Latina para São Paulo e convidou um time de peso para o encontro. O objetivo é levantar pautas como Inteligência Artificial na revolução da infraestrutura, impulso na prestação de serviços e desbloqueio do crescimento inclusivo em toda a América Latina.

Confira a programação:

1° de outubro de 2025, 9h30 às 12h00

Palcos Future Cyber e Future Gov

Banda larga mais inteligente da América Latina: desbloqueando o acesso e o crescimento, impulsionado por IA e nuvem

9:30 – Abertura com Evan Kirchheimer, diretor de pesquisa da Omdia

9:35 – Boas-vindas com Li Zhengmao, presidente da WBBA

9:45 – Boas-vindas com Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações do Brasil

9:55 – Palestra principal “Estratégias para o crescimento sustentável em um mercado de banda larga saturado: uma perspectiva China-Latam”, com Ke Ruiwen, diretor executivo, presidente e CEO da China Telecom

Foco: Como operadoras de mercados maduros, como a China, têm conduzido a transformação digital e a criação de valor — lições para as operadoras da América Latina.

10:25 – Painéis de discussão com moderação de Ari Lopes, líder de prática da Omdia, e participação de Wen Ku, presidente do conselho da operadora CCSA; Átila Branco, CTIO da FiBrasil; Peter Hu, vice-presidente, gerente geral de Marketing de redes fixas da ZTE; Lourenço Lanfranchi, diretor sênior de vendas para América Latina da Ookla; e Vittorio Perona, sócio-diretor, responsável pela área de energia e cobertura de telecomunicação do BTG Pactual.

Foco:

• O que é mais importante para os usuários: maior velocidade ou mais confiabilidade do serviço?

• Como a regulação pode evoluir para incentivar qualidade e inovação, ao mesmo tempo em que reduz a divisão digital?

• Quais parcerias intersetoriais são necessárias para expandir os serviços digitais e a inclusão?”

11:05 – ” Rede de Fibra Guiada por IA: Desbloqueando um Crescimento Mais Inteligente para a América Latina”, com Reinaldo Jeronymo, diretor geral da YOFC South Latam.

11:20 – “IA no Centro: Transformando as Operações de Rede e a Qualidade do Serviço na América Latina”, com Adalberto Lins, engenheiro sênior de Sistemas da CISCO.

Foco: As inovações mais recentes em otimização de redes com IA, manutenção preditiva e ferramentas de planejamento que possibilitam eficiência e escala nas implantações de banda larga na América Latina.

11:50 – Encerramento com Martin Creaner, diretor geral com WBBA.

Trending

Sair da versão mobile