Antipirataria
Ação antipirataria tem jogo de futebol fake
Planejada pela Mirum, agência digital do grupo WPP, para a DirecTV GO, a ação antipirataria inovou ao colocar no YouTube, vídeo de uma partida de futebol falsa, com elementos de um jogo da Champions League. Por conta disso, a publicidade trouxe para casa dois Leões de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes, França, nas categorias Entertainment for Sport e Brand Experience & Activation.
De acordo com matéria publicada na coluna Telepadi, da Folha de S. Paulo, no último dia 15 de março aqueles que buscaram no Google por transmissões gratuitas das oitavas de final da Champions League, encontraram o jogo ao vivo entre os times denominados Mão Chester e Atlético de Mandiritiba, numa alusão a Manchester United e Atlético de Madrid que jogariam na data.
O jogo pirata
A partida pirata foi realizada com todos os elementos de um jogo de futebol real como os jogadores, estádio, uniformes, narradores, etc… No entanto, com a qualidade da transmissão muito ruim e algumas particularidades, como a narração de que um dos jogadores precisou se ausentar durante a partida para retirar seu carro de uma vaga proibida e um atleta tirando selfies com os adversários no meio do embate.
Resultados positivos da ação antipirataria
Segundo dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, cerca de 33 milhões de brasileiros acessam conteúdo fechado de forma irregular e um dos conteúdos mais buscados são os jogos de futebol.
Sendo assim, a DirecTV GO, responsável pela transmissão ao vivo dos jogos da Champions League buscou junto a sua agência uma campanha que pudesse reverter isso, além de dar um importante alerta sobre o consumo de transmissão pirata no Brasil, um dos países com maior volume de pirataria do mundo.
Com a ação antipirataria, a DirecTV GO atraiu consumidores que passaram de “piratas” à clientes regulares e teve um aumento de 300% em engajamento em anúncios search.
