Segurança
Assistir futebol ilegal traz riscos à segurança do consumidor
Análise indica mais de 90% dos sites provedores de streams ilegais de futebol têm potencial para comprometer a segurança dos usuários.
Uma análise de centenas de milhares de sites provedores de streams ilegais de futebol no mundo todo descobriu números alarmantes para os usuários: cerca de 92% destes domínios possuem alguma forma de conteúdo malicioso. O relatório foi conduzido pela Webroot, empresa estadunidense de segurança digital.
Segundo o estudo, um esquema de roubo de dados bancários com base em criptomoedas é a estratégia mais frequente em sites desta natureza. “O nível de sofisticação e de detalhes por trás desta fraude com Bitcoins que descobrimos são indicativos de uma operação criminosa muito bem organizada”, afirma o Pesquisador Sênior de Ameaças da Webroot, Kelvin Murray. Além deste, outros riscos oferecidos pelos sites de futebol ilegal incluem anúncios maliciosos e a tomada de controle da máquina do usuário.
Ainda que alguns tentem se proteger destas ameaças tomando mais cuidado e utilizando serviços de VPN e de antivírus, os riscos não desaparecem, segundo o que indica o próprio estudo. “Estes sites de streaming ilegal são um labirinto de fraudes, softwares maliciosos e conteúdo prejudicial. Para dizer de um jeito simples, não há como usá-los de modo ‘seguro’ sem se colocar em perigo”, conclui Murray.
Além disso, o relatório da Webroot também relembra que falhas humanas ainda podem acontecer por mais cauteloso que um usuário seja, e um único descuido já é capaz de causar consequências graves.
Para saber mais sobre o estudo, acesse a notícia original no site TechRadar.
