Pirataria
“Tempestade Perfeita” fecha 5.500 servidores de IPTV pirata
Uma massiva operação policial, chamada de “Tempestade Perfeita”, foi deflagrada na Europa fechando 5.500 servidores usados para transmissão de IPTV pirata de TV, esportes ao vivo e filmes.
A European Union Agency for Criminal Justice Cooperation (Eurojust), informou que 700 oficiais de polícia foram mobilizados em 11 países, levando à prisão o suposto chefe de uma operação de IPTV pirata com lucros estimados em 10.7 milhões de Euros.
De acordo com a EU Agency, a operação envolveu a coordenação entre especialistas de 11 países da Europa, incluindo Itália, Bulgaria, França, Alemanha, Grécia, Lituânia, Romênia, Slovênia, Holanda, Malta e Suécia.
De acordo com o Guardia di Finanza da Itália, a operação “Tempestade Perfeita” foi iniciada na última sexta-feira com a implementação de várias medidas técnicas, incluindo o desligamento remoto de plataformas, servidores e smart cards que vinham sendo usados pelos piratas.
O sistema do tipo “pirâmide” é descrito como o principal provedor de conteúdo de TV aberta e OTT (incluindo Netflix, DAZN e Disney+) sendo redistribuído por data centers em todo o mundo para assinantes de provedores de IPTV pirata.
Na operação, 23 suspeitos foram identificados com 30 ordens de busca e apreensão também mirando o suposto centro da operação de pirataria na Itália e outros lugares da Europa. Além disso, 100 buscas foram realizadas em provedores locais de IPTV pirata.
Ao menos uma prisão foi realizada na Itália. Acredita-se que o suspeito é o líder da operação de IPTV pirata. De acordo com a Eurojust, computadores, equipamentos de comunicação e ferramentas de pagamento foram apreendidos, além de carros de luxo e 334 contas de PayPal.
As estimativas iniciais indicam que o impacto da operação pode ser amplo. Para ilustrar a dimensão internacional que a operação “Tempestade Perfeita” terá na audiência mundial de transmissão ilegal: mais de 50 milhões de usuários já foram identificados.
