Pirataria
AppleTV+ também entra no combate à pirataria
A AppleTV+ acaba de entrar na guerra contra a pirataria de conteúdo pela internet ao aderir à Alliance for Creativity and Entertainment. Em junho de 2017, um grupo global de criadores de conteúdo e plataformas de distribuição anunciaram a formação de uma nova aliança para lutar colaborativamente e em escala global, contra a pirataria na internet.
Assim foi criada a Alliance for Creativity and Entertainment (ACE), que reuniu inicialmente a Amazon, os seis membros da Motion Picture Association (MPA): Disney, NBCUniversal, Netflix, Paramount, Sony Pictures e Warner Bros e mais 30 empresas da indústria de entretenimento. O objetivo era reunir recursos para combater o crescimento de serviços de streamings ilegais e outros provedores de conteúdos não licenciados.
No início deste mês, a ACE deu boas-vindas à uma das mais importantes adesões para essa parceria desde sua fundação: a AppleTV+, serviço de streaming de vídeo sob demanda da Apple, lançado em novembro de 2019, como parte de uma onda de novos provedores de streaming. A novidade foi noticiada por vários veículos de comunicação como o site TorrentFreak e a publicação especializada Variety.
O movimento representa um fortalecimento dos laços entre Apple e os grandes estúdios e aprofunda o envolvimento da empresa nos esforços da indústria para checar o fluxo de conteúdos pirateados.
A Apple fará parte do conselho administrativo do grupo, junto com Amazon, Disney, NBCUniversal, Netflix, Paramount, Sony Pictures e Warner Bros. O conselho administrativo define a estratégia e onde será gasto o orçamento.
A nova parceria traz benefícios para os dois lados. Para a Apple, a possibilidade de utilizar os recursos anti-pirataria disponíveis na ACE. Da mesma forma, ter a AppleTV+ no conselho, e sua contribuição financeira, certamente fortalecerá a atuação da Aliança.
Combate à pirataria
ACE vem investigando serviços piratas e vendedores de hardware que possibilitam a pirataria. Tais serviços ilegais frequentemente oferecem uma quantidade ilimitada de filmes e TV ao vivo por um preço mensal abaixo da média de mercado.
A Aliança abre processos e tem obtido resultados substanciais nas ações contra esses operadores, forçando-os a sair do mercado. No entanto, novos piratas aparecem para substituí-los. É nesse contexto que a AppleTV+ inicia a sua participação na ACE.
