Pirataria

Sites piratas estão perdendo espaço no Google

Publicado

em

Francisco Kroner / 140 Online

Sites piratas que disponibilizam arquivos piratas de filmes e séries estão perdendo espaço no topo dos resultados da busca orgânica do Google, de acordo com matéria publicada no site TorrentFreak.

Apesar de sempre ter estado sob pressão para remover sites piratas de suas listas, o Google sempre se recusou a fazer isso, preferindo apenas empurrar para baixo os esses sites  mais populares em certas palavras-chave incluindo títulos de filmes e músicas.

Mas agora, quem procurar por “Game of Thrones torrent” não encontrará o Pirate Bay nas primeiras posições. Como resultado, sites piratas viram seus tráfegos declinarem drasticamente, com uma baixa em novos visitantes.

Ao longo dos últimos meses, tem se tornado mais difícil encontrar homepages de algum site pirata popular. O Google tem direcionado os usuários para páginas da Wikipedia ou para algum outro site que usa o mesmo nome de um site pirata.

O TorrentFreak fez um teste com o 1337x.to, um popular site de torrent que existe há mais de uma década. Em vários continentes não foi possível encontrar o domínio oficial “1337x.to” nos primeiros resultados da busca no Google. Ele aparece entre uma lista de sites não oficiais “1337x” que leva o usuário para sites de terceiros.

Comparado com outros mecanismos de busca a diferença é clara. No Bing, ou no DuckDuckGo, por exemplo, o site oficial 1337x aparece no topo. O mesmo se aplica a outros sites de torrents populares como Torrentz2, EZTV, NYAA e Lime Torrents. Os usuários do Google que buscam essas palavras-chave não são direcionados para os sites oficiais, mas para outros sites que usam os mesmos nomes e acabam roubando tráfego dos oficiais.
Esse fenômeno não está limitado a sites de torrents. O mesmo pode ser observado para outros sites piratas, incluindo portais de streaming. Não se sabe porque o Google está fazendo isso. Um provável motivo talvez seja limitar a exposição de sites ilícitos. Porém, a questão é se isso melhora mesmo a situação, já que as pessoas são direcionadas para outros sites, eventualmente também piratas.

Trending

Sair da versão mobile