Pirataria
Oscar: 2020 registra aumento na pirataria de filmes
Menos de 10 dias depois de estrear nos cinemas, o épico “1917” já pode ser encontrado nos sites de pirataria.
Segundo notícia do site The Next Web, o filme sobre a 1ª Guerra Mundial, um dos mais cotados para o principal prêmio desta edição do Oscar, foi uma das seis produções indicadas que foram vazadas nos sites de pirataria e serviços ilegais de streaming desde o começo do ano.
O vazamento dos principais filmes concorrentes ao Oscar 2020 parece ter sido uma operação orquestrada em larga escala, com as produções disponíveis em vários sites e serviços piratas de streaming ao mesmo tempo. O site TorrentFreak informa em notícia que a atividade pirata pode ter sido coordenada por quadrilhas de piratas, que divulgou as cópias ilegais dos principais filmes em menos de 24 horas.
Esse grande volume de produções disponíveis em sites piratas nas vésperas da cerimônia de entrega dos prêmios indica que a atividade está em alta. O número de produções vazadas em 2020 chegou a 16, um número muito significativo em comparação com 2019, que foi considerado um ano de baixa ocorrência de pirataria na semana da entrega dos Oscar.
Os filmes foram vazados no formato chamado “screener”, que são cópias de alta qualidade de som e imagem, voltadas para exibições privadas, para jornalistas, críticos e membros da Academia de Cinema de Hollywood. Mas cópias foram desviadas e distribuídas pelos piratas para sites e serviços de streaming.
Segundo o TorrentFreak, dois grupos diferentes de piratas (TOPKEK e Hive-CM-8) vazaram os “screeners” do filme ‘1917’, concorrente do Oscar, e que os dois vazamentos vieram de várias fontes, com arquivos de diferentes tamanho e qualidade de imagem.
Além de ‘’1917’, foram vazados os “screeners” dos filmes “Richard Jewell”, “A hidden Life”, “Color Out of Space”, “Dark Waters”, e “Queen and Slim”.
Os estúdios de Hollywood e as operadoras de TV por assinatura estão mostrando grande preocupação com essa alta no vazamento de conteúdos inéditos, o que fere o sistema de janelas de exibição praticado pelas empresas.
