Pirataria

Produtos piratas: consumo diminui, diz pesquisa da CNI

Entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que afirmam que nunca compram produtos piratas subiu de 28% para 45%.

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Francisco Kroner / 140 Online

Uma das constatações da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada pela Confederação Nacional da Indústria, é que a oferta de conteúdos com preços acessíveis tem impacto direto na redução da pirataria. Entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que afirmam que nunca compram produtos piratas subiu de 28% para 45%.

Segundo a pesquisa, um dos fatores para a redução na compra de produtos piratas foi o surgimento de plataformas de streaming, que tornaram possível o acesso a músicas e filmes a preços menores, o que reduziu a demanda por CDs e DVDs no mercado clandestino.

A maior queda ocorreu entre aqueles que afirmam comprar essas mercadorias às vezes, caindo de 34% para 23% da população. O hábito, no entanto, é mais frequente entre os brasileiros mais jovens: 71% daqueles com idade entre 16 e 24 anos afirmam comprar produtos piratas, mesmo que raramente. O percentual cai para 28% entre os brasileiros com 55 anos ou mais.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas em 126 municípios. O período de coleta foi de 19 a 22 de setembro de 2019.

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