Pirataria
Produtos piratas: consumo diminui, diz pesquisa da CNI
Entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que afirmam que nunca compram produtos piratas subiu de 28% para 45%.
Uma das constatações da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada pela Confederação Nacional da Indústria, é que a oferta de conteúdos com preços acessíveis tem impacto direto na redução da pirataria. Entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que afirmam que nunca compram produtos piratas subiu de 28% para 45%.
Segundo a pesquisa, um dos fatores para a redução na compra de produtos piratas foi o surgimento de plataformas de streaming, que tornaram possível o acesso a músicas e filmes a preços menores, o que reduziu a demanda por CDs e DVDs no mercado clandestino.
A maior queda ocorreu entre aqueles que afirmam comprar essas mercadorias às vezes, caindo de 34% para 23% da população. O hábito, no entanto, é mais frequente entre os brasileiros mais jovens: 71% daqueles com idade entre 16 e 24 anos afirmam comprar produtos piratas, mesmo que raramente. O percentual cai para 28% entre os brasileiros com 55 anos ou mais.
A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas em 126 municípios. O período de coleta foi de 19 a 22 de setembro de 2019.
