Uncategorized
Dia Nacional de Combate à Pirataria é celebrado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participou hoje de homenagem aos destaques de 2019 no combate à pirataria, durante cerimônia de celebração do Dia Nacional de Combate à Pirataria.
A data foi criada pela Lei nº 11.203, de 1 de dezembro de 2005. Desde então, setores da sociedade e dos poderes procuram chamar a atenção para os riscos e prejuízos que o contrabando e o descaminho geram a todo o País.
Como pontuado em texto publicado pelos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, o combate à pirataria e à falsificação passou a fazer parte do cotidiano de órgãos de vigilância e repressão, do judiciário e dos demais poderes. No Congresso Nacional foram criadas Frentes Parlamentares e realizadas audiências públicas. Setores produtivos promoveram congressos, criaram campanhas, seminários nacionais e internacionais, entre outras ações. Todas essas iniciativas têm tido como objetivo ampliar o debate e buscar caminhos efetivos para combater esse problema.
Este site foi criado com o objetivo de informar e discutir os riscos e impactos de um tipo específico de pirataria, o acesso ilegal aos canais de TV por assinatura, por entender que a pirataria afeta toda a sociedade. O Governo é afetado pela perda de arrecadação e pelo fato de a pirataria sustentar organizações criminosas. A indústria e comércio legais são afetados pela concorrência desleal. E os consumidores são afetados pela baixa qualidade dos produtos falsificados, que muitas vezes representam riscos à segurança e saúde da população. Que a data de combate à pirataria continue estimulando o combate e reforçando a importância de se eliminar a pirataria em todo o país.
