UOL
Brazil boxes: brasileiros no exterior pirateiam TV brasileira
Brazil boxes habilitam brasileiros no exterior a piratearem programação brasileira. O colunista do UOL, Ricardo Feltrin, publicou texto sobre a prática da pirataria de sinal de TV que alguns brasileiros mantêm ao se mudarem para outros países. Segundo a coluna, só na região de Boston, nos EUA, milhares de brasileiros estão adquirindo aparelhos que pirateiam não só canais pagos norte-americanos, mas especificamente canais abertos brasileiros, como Globo, Record e SBT, entre outros. Eles compram as “open box” ou “brazil boxes” e, assim, conseguem assistir à mesma programação ao vivo que é exibida aqui –inclusive filmes, campeonatos de futebol, reality shows e, claro, novelas.
As “brazil boxes” estão atualmente em oferta em alguns sites por US$ 25 (cerca de R$ 93). Para quem não tem prática, é possível contratar um instalador e só. Nada de mensalidades. Assim como os vendidos no Brasil, a maioria absoluta dos aparelhos é de fabricação chinesa.
Especialistas em combate à pirataria dizem que, aparentemente, os transgressores primeiro “quebram” o código dos sinais das TVs abertas no próprio satélite. Em seguida redirecionam esses sinais via internet e, dali, para as “brazil boxes“. Mas Feltrin dá um aviso importante aos brasileiros: nos EUA pirataria é considerada crime grave e pode dar até cadeia. Leia a coluna inteira no link.
